Seguro-desemprego web: entenda como funciona o processo!

Você já ouviu falar no seguro-desemprego web? 

Apesar de não ser muito comentado, desde que a pandemia começou já é possível solicitar o seguro desemprego de modo totalmente online. 

Por isso, hoje vamos explicar como funciona o processo, os documentos necessários e o passo a passo para dar entrada. Continue a leitura para conferir! 

Como funciona o seguro-desemprego web?

Como sabemos, o seguro desemprego é um benefício direcionado a quem trabalha com carteira assinada, no regime CLT, e que tenha sido demitido sem justa causa. O pagamento é feito pelo Governo Federal, no entanto, é responsabilidade do trabalhador dar entrada ao procedimento. 

Com a chegada da Covid-19, o Ministério do Trabalho trouxe a possibilidade de solicitar o seguro pela internet, através do portal Trabalho e Previdência ou da Carteira de Trabalho Digital. 

Importante lembrar que você pode pedir o auxílio de 7 a 120 dias depois da data de demissão. 

Quais os documentos necessários?

Os documentos requeridos são:

  • CPF
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social)
  • Requerimento do Seguro-desemprego (este é disponibilizado pelo empregador).

Como dar entrada ao seguro: veja o passo a passo 

Pelo portal do Governo

1. Entre no portal de Trabalho e Previdência
2. Crie seu cadastro e um login
3. Você receberá uma senha provisória em seu e-mail ou celular. Utilize-a para validar seu cadastro e faça uma nova senha
4. Depois, acesse “Seguro-desemprego” e clique na opção “Requerer o Seguro-desemprego”
5. Solicite o serviço, clicando em “Solicitar seguro-desemprego”
6. Coloque o número do requerimento do seguro-desemprego e vá para “Localizar”. Feito isso, você será direcionado para uma página que conterá o número do requerimento e seus dados
7. Leia com bastante atenção todas as regras e termos para ativar o benefício. Clique em “Concordar” e, na sequência, em “Concluir”
8. Em seguida, é só confirmar a solicitação e conferir.

Pela Carteira de Trabalho Digital

1. Em primeiro lugar, você precisará baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital
2. Crie um cadastro no portal gov.br e entre com seu login e senha
3. Na próxima tela, você vai ver as anotações sobre a sua carteira de trabalho. Para ser direcionado ao seguro-desemprego, clique em “Benefícios” e depois em “Solicitar”
4. Em seguida, digite o número do requerimento de seguro-desemprego, verifique se todas as suas informações estão corretas e procure por “Avançar”
5. Por fim, você terá acesso a todos os dados relacionados ao contrato de trabalho do qual está sendo solicitado o seguro. Faça uma leitura atenciosa e, para concluir, clique em “Confirmar”. 

O procedimento é simples, basta seguir os passos para ter acesso ao seu benefício. 

E então, este conteúdo foi útil para você? Acompanhe outros materiais como esse em nosso blog e seguindo as nossas redes sociais. Se tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário aqui embaixo. Até a próxima!

Deixe um comentário