Quanto ganha um Youtuber? Já pensou sobre isso?

Em algum momento você já se pegou pensando em quanto ganha um Youtuber? Alguns anos atrás, com certeza não imaginaríamos que seria possível trabalhar e ganhar dinheiro por meio dessa atividade. 

No Brasil, o número de contas no YouTube começou a crescer a partir de 2015. Mas foi em 2005, quase na mesma época em que a plataforma de vídeos foi criada, que essa ideia teve início por Jawed Karim, cofundador do YouTube. 

À medida que o número de usuários da plataforma foi aumentando, a quantidade de contas de criadores de conteúdo de diferentes estilos também, e assim essas pessoas começaram a monetizar através da publicação de vídeos. 

Veja a seguir como funciona essa nova profissão e como se ganha dinheiro com ela!

Como funciona a profissão de Youtuber? 

O YouTube já ultrapassou o marco de 2 bilhões de usuários pelo mundo. Entre os países com maior número de alcance, o Brasil ocupa a terceira posição, com 83 milhões de usuários. Em primeiro lugar está a Índia, com 225 milhões, seguida dos Estados Unidos, com 197 milhões.

Para tornar a atividade uma profissão, existem algumas maneiras de monetizar. A mais comum é pela ferramenta do Google, o AdSense, que traz aqueles anúncios em formatos de banners ou janelas sobrepostas quando acessamos algum vídeo. 

Além disso, hoje em dia, os criadores de conteúdo podem se cadastrar no Programa de Parcerias. Como requisito, é necessário ter pelo menos 4 mil horas de exibição nos últimos 12 meses. 

O Youtuber também pode rentabilizar por meio de patrocínios e ofertas de produtos, fazendo reviews, apresentando depoimentos de pessoas que já utilizaram e afins. 

No entanto, gerar conteúdo vai muito além. É preciso seguir alguns fatores básicos e fazer alguns investimentos para começar nessa área. Afinal de contas, não basta apenas produzir vídeos aleatórios. 

Por exemplo:

  • Criar uma conta no YouTube (é claro!)
  • Ter equipamentos de qualidade, como celular, computador e microfone para garantir boas transmissões  
  • Utilizar programas de edição para fazer recortes, aplicar efeitos e fazer demais alterações nos vídeos 
  • Ter um planejamento estratégico para oferecer conteúdos originais e relevantes ao público que o acompanha e para atrair mais usuários 
  • Criar um bom relacionamento com os seguidores do canal. 

Como os vídeos são monetizados 

Como dissemos, o criador de conteúdo pode se inscrever no Programa de Parcerias. Ao ser aceito, ele tem a possibilidade de escolher entre algumas alternativas para ganhar dinheiro: 

Clubes de Canais

Nesse modelo, o Youtuber trabalha com a oferta de benefícios exclusivos para os usuários que se tornarem membros do seu clube por um valor mensal. Mas é necessário atender às seguintes condições:

  • Ter pelo menos 30.000 inscritos
  • Manter a monetização do canal ativada
  • A função de live stream deve estar disponível
  • Ter pelo menos 18 anos de idade
  • Estar em um país onde o serviço está disponível
  • Cumprir os Termos e Políticas do YouTube 
  • Saber que o YouTube fica com 30% do valor recebido pelo criador de conteúdo

Anúncios 

Os anúncios que estamos acostumados a ver quando clicamos em algum vídeo é justamente a fonte pela qual o Youtuber consegue monetizar. 

Os ganhos podem variar de US$0,25 e US$4 a cada mil visualizações. Mas a contabilização só se dá quando o usuário clica no anúncio e o assiste até o final. 

Super Chat 

Esse recurso está disponível para a transmissão de lives e é direcionado para os canais que geram receita. 

Funciona basicamente assim: os usuários que assistem pagam entre R$1,00 a R$500,00 para destacarem seu comentário no chat. Do mesmo modo como acontece no clube de canais, no Super Chat a plataforma fica com 30% do rendimento para ela. 

YouTube Premium 

Essa é a versão paga do YouTube. Aqui, o Youtuber recebe uma porcentagem pelas taxas de assinaturas. Ou seja, o valor é proporcional à quantidade de assinantes. 

Quanto ganha um Youtuber? 

Ainda que tenham diversas maneiras de monetizar, lucrar com o YouTube não é tão simples como parece. É por essa razão que grande parte dos criadores de conteúdos buscam parcerias com marcas, divulgação de eventos, anúncios, etc. 

Uma pesquisa realizada na Alemanha mostrou que canais com 1,4 milhão de visualizações mensais faturam menos que US$17 mil dólares ano ano. 

Por isso, é difícil saber exatamente os valores, já que tudo é feito com base em estimativas. No Brasil, temos nomes que são referência no ramo, como: 

  • KondZilla: segundo dados revelados, os ganhos mensais do canal de funk podem variar de R$200 mil a R$3 milhões de reais.
  • Whindersson Nunes: de acordo com o Social Blade, o Youtuber recebe de R$42,4 mil a R$689 mil reais por mês
  • Felipe Neto: por mês, os rendimento podem chegar de R$291 mil a R$4,7 milhões de reais
  • Porta dos Fundos: de R$58 mil a R$927 mil por mês.

Como o certificado digital pode ser útil para este profissional

Quem tem a criação de conteúdo como profissão e trabalha somente com essa atividade, certamente terá que abrir um CNPJ. Afinal, o canal na plataforma se torna uma espécie de empresa para a pessoa.

Nesse sentido, ela precisará de um contador, fazer contrato social, assinar e reconhecer as documentações e mais alguns processos que normalmente são burocráticos e levam tempo. E é exatamente nesse ponto que o certificado digital apresenta mais uma das suas vantagens.

Adquirindo a certificação, o profissional pode assinar todos os documentos necessários de onde ele estiver, com a mesma validade que uma assinatura feita à mão. Tudo de modo simples, rápido e com muito mais economia!

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