As 6 principais dúvidas sobre o certificado digital! 

Que a certificação digital funciona como uma identidade virtual e possui validade jurídica, você já sabe. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o certificado digital que surgem com frequência. 

Por isso, neste post, vamos responder algumas das principais perguntas sobre ele. Continue a leitura para conferir! 

6 Dúvidas sobre o certificado digital 

A seguir, acompanhe 6 dúvidas comuns sobre o certificado digital e sua utilização. 

1. Quais os tipos de certificado digital? 

Ao procurar os tipos de certificados, você pode se deparar com os seguintes formatos: A, usado para fins de autenticação, e S, que indica sigilo e só pode ser usado mediante autorização. 

O modelo mais comum para assinar documentos digitalmente e acessar serviços e portais do governo é o de autenticação, representado pela letra A.

A partir daí temos as opções A1 e A3, que são as mais conhecidas e podem ser utilizadas por pessoas físicas e jurídicas, nas modalidades e-CPF e e-CNPJ. 

2. Qual a diferença entre o certificado A1 e o A3? 

A principal diferença entre um e outro é a forma de armazenamento e a validade. 

No A1, por exemplo, as chaves de acessos são geradas em um software, armazenadas na máquina do usuário, com validade de 1 ano. Já o A3 possui uma mídia física para armazenamento e é válido por 3 anos. 

A mídia física pode ser um token ou smartcard (cartão inteligente).

3. Para que servem os certificados e-CPF, e-CNPJ e NF-e? 

  • e-CPF: o formato é recomendado para PF, pois funciona como um CPF digital. Com ele, o usuário consegue assinar documentos, fazer a declaração de imposto de renda de modo simplificado e acessar diferentes portais do governo. 
  • e-CNPJ: como o próprio nome sugere, esse é o modelo de certificado indicado para pessoas jurídicas. O e-CNPJ permite a identificação de uma empresa no meio eletrônico, possibilita a transmissão de dados, assinatura digital e, assim como o anterior, o acesso a serviços governamentais. 
  • NF-e: ideal para quem precisa emitir notas fiscais, como nota fiscal eletrônica, nota fiscal avulsa eletrônica, nota fiscal de consumidor eletrônica, nota fiscal de serviço eletrônica e afins. 

Além disso, a NF-e serve para reconhecer uma empresa perante órgãos públicos, como o Sefaz. 

(Leia também: Qual diferença entre e-CPF e e-CNPJ e para que serve cada um?)

4. Qual certificado escolher para empresas?

Muitos empresários se questionam sobre qual modalidade escolher para seu negócio: NF-e ou e-CNPJ? 

Depende! É preciso avaliar o momento profissional que a empresa está passando. Uma diferença básica entre as duas opções é que, com o certificado NF-e, qualquer funcionário da empresa, que esteja autorizado, pode acessá-lo. O e-CNPJ, ao contrário, tem acesso restrito apenas a representantes legais do negócio. 

5. Como é feita a validação de documentos? 

Depois de adquirir o certificado, é necessário passar pela etapa de validação de documentos. 

Esse processo pode ser feito de forma presencial, por delivery (um agente de registro (AGR) vai até a pessoa ou empresa ou por videoconferência. 

Lembrando que a documentação é diferente para pessoa física e jurídica. 

6. Como funciona o certificado digital por videoconferência? 

Sem dúvidas, a videoconferência tem sido um dos meios mais buscados para fazer a validação do certificado. Isso porque o processo é extremamente rápido e prático. 

Para se ter ideia de como funciona, basta acessar o site da Autêntica Certificação Digital, escolher o modelo de certificação mais adequado para sua necessidade (para pessoa física ou jurídica) e agendar a melhor data e horário para você. 

Feito isso, é só enviar seus documentos pessoais e verificar sua caixa de e-mail. 

Você vai receber um link para assistir à videoconferência. Ao clicar nesse link, você será direcionado para uma sala, onde será orientado por um dos nossos atendentes. 

Em menos de 10 minutos, o seu certificado estará pronto para ser usado. 

Você acabou de ver as dúvidas mais recorrentes em relação ao certificado digital. Esperamos que esse conteúdo seja útil. Se quiser ler outras matérias como essa, é só acessar nosso blog semanalmente e seguir as nossas redes sociais. Até a próxima!

Ainda tem dúvidas? Escreva seu comentário aqui embaixo!

Deixe um comentário