Gestão de senhas: melhores práticas para proteger os dados da sua empresa!

O aumento de ataques cibernéticos no Brasil tem despertado um alerta nos empresários: como fazer uma boa gestão de senhas e manter os dados da sua empresa seguros? 

Mais do que fazer o backup de dados e utilizar antivírus, é essencial fazer o gerenciamento de passwords. E é justamente sobre isso que vamos falar nesta matéria. 

A seguir, você vai conferir 8 práticas para cuidar das suas senhas e evitar que invasões e ciberataques coloquem seu negócio em risco. Continue a leitura para conferir! 

Como fazer uma boa gestão de senhas: 8 dicas infalíveis!

O gerenciamento de senhas é um passo fundamental para proteger os dados das suas contas e informações pessoais e corporativas no ambiente online. Veja, portanto, algumas práticas que vão te ajudar a se manter seguro! 

1. Crie senhas fortes

Essa recomendação que já estamos acostumados a ver (e que muitas pessoas ignoram), é imprescindível! 

Usar senhas únicas, longas e complexas torna a ação do cibercriminoso mais difícil. Sendo assim, é interessante utilizar combinações de letras maiúsculas e minúsculas, adicionar números e caracteres diferenciados. 

No entanto, evite usar códigos muito óbvios, como números sequenciais, datas de aniversários, idades, nomes de familiares e afins.

2. Não reutilize suas senhas

Muita gente tem o hábito de registrar a mesma senha para diferentes contas, por receio de esquecer. Essa prática, porém, não é recomendável, uma vez que pode facilitar a identificação para o criminoso. 

Então, a dica é colocar uma combinação para cada conta e cadastro online que você realizar. Isso impedirá que, caso uma das contas seja comprometida, todas as outras estejam em risco. 

3. Utilize um gerenciador de senhas

Outra orientação, principalmente no âmbito empresarial, é utilizar um gerenciador de senhas confiável para gerar e armazenar passwords complexas. 

Esse tipo de ferramenta criptografa as senhas e ajuda o usuário a lembrá-las automaticamente, de modo muito seguro. 

4. Ative a autenticação de dois fatores (2FA)

Sempre que possível, habilite a autenticação de dois fatores nas suas contas. Isso dará uma camada extra de segurança, exigindo uma segunda forma de autenticação além da senha, como um código de verificação que pode ser enviado para o seu smartphone ou e-mail, por exemplo. 

5. Nunca compartilhe suas senhas 

Não compartilhe suas senhas com outras pessoas em hipótese alguma, ainda que sejam familiares ou amigos próximos e de confiança. Lembre-se que estamos falando de dados confidenciais.

6. Não clique em e-mails e links suspeitos

Tome muito cuidado com e-mails e links suspeitos!

Uma prática comum dos bandidos é enviar mensagens via e-mails com phishing ou links duvidosos para direcionar o usuário a sites falsos e obter informações de login. 

Portanto, sempre verifique a autenticidade das mensagens que receber. 

7. Mantenha suas senhas atualizadas

De tempos em tempos, faça a atualização das suas senhas, especialmente de contas de e-mails, redes sociais, serviços financeiros, etc. 

8. Fique atento aos riscos! 

Tente se manter informado sobre os tipos de ataques que vem ocorrendo ultimamente, assim, você consegue ter noção de como os criminosos estão atuando para se precaver contra ameaças na internet. 

Você acabou de conferir 8 práticas capazes de evitar uma grande dor de cabeça. Seguir corretamente cada uma dessas dicas de gestão de senhas irá assegurar que seus dados pessoais não sejam descobertos no meio virtual. 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil. Para ler outros materiais como esse, acompanhe nosso blog e siga nossas redes sociais. Até a próxima! 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida!

Deixe um comentário