Como proteger seu negócio contra fraudes digitais?

Talvez você já tenha lido sobre o aumento de ataques cibernéticos por aqui. O tema é bastante recorrente e não poderia ser diferente. O avanço da tecnologia e a digitalização de transações financeiras têm tornado as fraudes digitais ainda mais frequentes e sofisticadas. 

Nunca é demais falar sobre os perigos e cuidados que envolvem o assunto, principalmente no âmbito empresarial. Por isso, neste post, queremos te alertar sobre os tipos de fraudes digitais e como proteger seu negócio contra eles. 

Continue a leitura para saber mais! 

Tipos de fraudes digitais: conheça os principais golpes 

Em palavras bem simples, fraudes digitais nada mais são do que a aplicação de golpes na internet. Isso acontece por meio de estratégias de pessoas mal intencionadas para obter informações confidenciais, como dados pessoais e bancários ou senhas de um indivíduo. 

Existem diferentes tipos de crimes virtuais, porém, estes são registrados com mais frequência:

Phishing

Aqui, os criminosos geralmente enviam mensagens de texto ou e-mails se passando por uma empresa verdadeira. Esses textos costumam vir acompanhados de algum link ou formulário para ser preenchido, com a intenção de obter os dados pessoais da vítima. 

Ransomware

O ransomware é um tipo de malware (conhecido também como software malicioso) que bloqueia o acesso ou criptografa conteúdos de computadores ou servidores, exigindo determinado valor para resgatar essas informações. 

Fraude com cartão de crédito 

Essa é uma das mais comuns e acontece diariamente. Os golpistas utilizam as informações do cartão de crédito da pessoa e fazem compras online, transferências, saques, entre outras operações. 

Como sua empresa pode se proteger das fraudes digitais? 

Golpes cibernéticos podem trazer não apenas danos financeiros para a organização, como denegrir a imagem e credibilidade da empresa. Por isso, é essencial adotar medidas para prevenir situações como essas. 

Invista em soluções antifraude 

O primeiro ponto é apostar em uma ferramenta antifraude para reforçar a segurança do negócio. 

Os criminosos encontram formas cada vez mais elaboradas de invadir sistemas e acessar informações sigilosas. Então, todo cuidado é pouco! 

Verificação em duas etapas 

A verificação em duas etapas é mais uma maneira de dificultar o acesso de cibercriminosos a informações da sua empresa. Sendo assim, ative a autenticação em dois fatores em todos os aplicativos e contas que oferecem a opção, como WhatsApp, e-mail, entre outros. 

Certificado SSL 

Muitas empresas estão presentes no ambiente digital, seja por meio de sites próprios, atuando nas redes sociais ou marketplaces. 

Especialmente para negócios que contam com sites, o SSL é um tipo de certificado digital altamente recomendado para garantir sua segurança, pois é indicado especificamente para identificar sites. 

A sigla é a abreviação de Secure Socket Layer, um padrão de segurança que impede a leitura de dados em uma rede por usuários que não possuem autorização. 

Quando o SSL é integrado a uma página, cria-se um fluxo criptografado que vai do navegador ao servidor web. Esse canal bloqueia o acesso a mensagens do seu site, como senhas, e-mails, transferências bancárias, etc.  

(Saiba mais em: O que é certificado SSL: o que você precisa saber).

Implemente políticas internas de segurança 

Criar uma política de segurança interna pode ajudar muito. Independentemente do tamanho do quadro de colaboradores, oriente-os sobre as melhores práticas de segurança na internet, como o uso de senhas fortes, treinamento contra phishing e outras ameaças virtuais. 

Com essas medidas, é possível fortalecer a segurança do seu negócio e preveni-lo das fraudes digitais. Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e que ele seja útil para você. 

E se quiser ler outras matérias como essa, acompanhe nosso blog semanalmente. Até a próxima! 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida! 

Deixe um comentário