Talvez você já tenha lido sobre o aumento de ataques cibernéticos por aqui. O tema é bastante recorrente e não poderia ser diferente. O avanço da tecnologia e a digitalização de transações financeiras têm tornado as fraudes digitais ainda mais frequentes e sofisticadas.
Nunca é demais falar sobre os perigos e cuidados que envolvem o assunto, principalmente no âmbito empresarial. Por isso, neste post, queremos te alertar sobre os tipos de fraudes digitais e como proteger seu negócio contra eles.
Continue a leitura para saber mais!
Tipos de fraudes digitais: conheça os principais golpes
Em palavras bem simples, fraudes digitais nada mais são do que a aplicação de golpes na internet. Isso acontece por meio de estratégias de pessoas mal intencionadas para obter informações confidenciais, como dados pessoais e bancários ou senhas de um indivíduo.
Existem diferentes tipos de crimes virtuais, porém, estes são registrados com mais frequência:
Phishing
Aqui, os criminosos geralmente enviam mensagens de texto ou e-mails se passando por uma empresa verdadeira. Esses textos costumam vir acompanhados de algum link ou formulário para ser preenchido, com a intenção de obter os dados pessoais da vítima.
Ransomware
O ransomware é um tipo de malware (conhecido também como software malicioso) que bloqueia o acesso ou criptografa conteúdos de computadores ou servidores, exigindo determinado valor para resgatar essas informações.
Fraude com cartão de crédito
Essa é uma das mais comuns e acontece diariamente. Os golpistas utilizam as informações do cartão de crédito da pessoa e fazem compras online, transferências, saques, entre outras operações.
Como sua empresa pode se proteger das fraudes digitais?
Golpes cibernéticos podem trazer não apenas danos financeiros para a organização, como denegrir a imagem e credibilidade da empresa. Por isso, é essencial adotar medidas para prevenir situações como essas.
Invista em soluções antifraude
O primeiro ponto é apostar em uma ferramenta antifraude para reforçar a segurança do negócio.
Os criminosos encontram formas cada vez mais elaboradas de invadir sistemas e acessar informações sigilosas. Então, todo cuidado é pouco!
Verificação em duas etapas
A verificação em duas etapas é mais uma maneira de dificultar o acesso de cibercriminosos a informações da sua empresa. Sendo assim, ative a autenticação em dois fatores em todos os aplicativos e contas que oferecem a opção, como WhatsApp, e-mail, entre outros.
Certificado SSL
Muitas empresas estão presentes no ambiente digital, seja por meio de sites próprios, atuando nas redes sociais ou marketplaces.
Especialmente para negócios que contam com sites, o SSL é um tipo de certificado digital altamente recomendado para garantir sua segurança, pois é indicado especificamente para identificar sites.
A sigla é a abreviação de Secure Socket Layer, um padrão de segurança que impede a leitura de dados em uma rede por usuários que não possuem autorização.
Quando o SSL é integrado a uma página, cria-se um fluxo criptografado que vai do navegador ao servidor web. Esse canal bloqueia o acesso a mensagens do seu site, como senhas, e-mails, transferências bancárias, etc.
(Saiba mais em: O que é certificado SSL: o que você precisa saber).
Implemente políticas internas de segurança
Criar uma política de segurança interna pode ajudar muito. Independentemente do tamanho do quadro de colaboradores, oriente-os sobre as melhores práticas de segurança na internet, como o uso de senhas fortes, treinamento contra phishing e outras ameaças virtuais.
Com essas medidas, é possível fortalecer a segurança do seu negócio e preveni-lo das fraudes digitais. Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e que ele seja útil para você.
E se quiser ler outras matérias como essa, acompanhe nosso blog semanalmente. Até a próxima!
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