Um dos principais fatores para se destacar da concorrência e ter sucesso no mercado, é enxergar e tratar o consumidor como prioridade. Afinal, sem ele, não há venda. E sem venda, não há crescimento. Por isso, saber como fidelizar clientes deve ser uma das principais estratégias do seu planejamento.
Aliás, a fidelização é um ótimo termômetro para indicar se as ações que você tem tomado estão no caminho certo, pois se o cliente gosta do produto ou serviço que você oferece, é muito provável que ele retorne e ainda recomende para outras pessoas.
Confira, portanto, 5 dicas que preparamos para te ajudar nesse processo!
5 Dicas de como fidelizar clientes em sua empresa
Segundo dados de pesquisas, conquistar um cliente novo pode sair de 5 a 7 vezes mais caro do que manter um atual. Dessa forma, é essencial pensar na experiência que você tem proporcionado ao seu consumidor e buscar melhorar cada vez mais. Veja algumas dicas que podem te auxiliar!
1. Conheça o cliente e sua tendência de consumo
Conhecer o público-alvo é fundamental para focar e disponibilizar os produtos ideais. Dessa maneira, é importante levar em consideração as necessidades, preferências e desejos do consumidor para que ele consiga encontrar o que precisa em sua loja e se sinta reconhecido pela sua marca.
2. Compreender as falhas para acertar
Você tem percebido que parte dos clientes não está voltando à sua loja? Entender as razões pelas quais eles não têm retornado é o primeiro passo. É necessário reconhecer as falhas para traçar planos de melhorias.
Reflita sobre o que acabamos de falar: a experiência do consumidor. Como será que ele se sentiu ao comprar em sua empresa?
A partir dessa análise, você saberá quais aspectos precisam ser revistos e melhorados.
3. Acompanhe o que estão falando da sua empresa
Observe o que estão dizendo sobre sua empresa nas redes sociais, portais de reclamação, site, WhatsApp, entre outros canais. Isso te ajudará a elaborar um plano de ação com tudo o que deve ser aprimorado.
4. Atendimento de qualidade
A primeira impressão é a que fica (sempre!). Dessa forma, oferecer um atendimento de qualidade é imprescindível. E isso vai muito além de simplesmente tratar o cliente bem.
Um atendimento satisfatório requer escuta e diálogo. Portanto, converse com a pessoa, tente entender o que ela está procurando, mostre opções ou soluções complementares ao que ela busca.
Assim, você mostra prestabilidade e ainda usa a estratégia de cross selling, que consiste basicamente em apresentar algo a mais e que complementa o que o cliente escolheu. Não se esqueça do pós-venda também. Manter o relacionamento após a venda é fator-chave para que ele não se sinta abandonado e volte a comprar com você.
5. Programas de fidelidade
Programas de fidelidade são sempre bem-vindos. Dar descontos ou distribuir cupons pelo tempo de cadastro do cliente ou baseado na frequência de compras, promoções exclusivas em datas comemorativas e projetos de pontos, por exemplo, são ideias que contribuem para que o consumidor continue comprando em sua empresa.
E então, gostou deste conteúdo? Você acabou de conferir 5 dicas de como fidelizar clientes em sua empresa. Agora é só colocá-las em prática! E se tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário aqui embaixo!