A carteira de trabalho digital é mais uma facilidade que a tecnologia e a digitalização nos proporcionam.
A versão eletrônica do documento já existe desde 2017, mas foi a partir de 2019 que começou a ganhar destaque, quando o modelo em papel deixou de ser produzido.
Tendo em vista a praticidade que a documentação digital é capaz de trazer para o nosso dia a dia, no post de hoje vamos explicar como funciona a carteira de trabalho digital, como cadastrá-la e como o certificado digital pode tornar os processos ainda mais ágeis. Acompanhe!
Como funciona a carteira de trabalho digital
A carteira de trabalho digital nada mais é do que um aplicativo desenvolvido para smartphones, para que o trabalhador possa acompanhar as principais informações sobre sua vida profissional.
Através do app, o cidadão tem acesso a todos os seus dados pessoais, contratos de trabalhos anteriores e atual e situações de afastamento registrados em sua CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).
A ideia é promover agilidade à rotina das pessoas e manter essas informações laborais reunidas em um único lugar de forma intuitiva e simplificada.
Quais as vantagens de utilizar a carteira na versão eletrônica
A palavra-chave é acessibilidade! Quando falamos sobre inovação, nos deparamos com cada vez mais funcionalidades que visam oferecer comodidade ao nosso dia a dia. Com a carteira digital não é diferente. Veja os benefícios em utilizá-la:
- Agilidade para solicitar o documento
- Maior acesso à informações relacionadas a previdência social e vínculos trabalhistas, bem como seus direitos
- Diminuição de atendimentos presenciais que costumam levar horas e, por vezes, são desgastantes
- Visualização simples de todos os dados trabalhistas do cidadão (registros de inconsistências, PIS/PASEP, etc).
Como obter a carteira de trabalho digital?
O processo é muito fácil! Você pode realizá-lo no próprio aplicativo da CTPS Digital, baixando-o em seu smartphone, ou pelo site gov.br.
O próprio sistema abrirá uma tela para solicitar os dados necessários: nome, CPF, data de nascimento, número de telefone para contato, e-mail, entre outros.
Assim que o cadastro for concluído, será gerada uma senha. É importante guardar essa senha, pois você precisará informá-la, junto ao CPF, sempre que quiser conferir seu documento eletrônico.
Agora, para otimizar ainda mais sua rotina, você pode contar com o auxílio do certificado digital! Com ele, você consegue usar os serviços disponibilizados no portal gov.br, assinar diferentes documentos, fazer a declaração do IR com o e-CPF e muito mais!
Aproveite para escolher o certificado ideal para sua necessidade com a Autêntica Certificação Digital.
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