O uso da assinatura digital tem aumentado cada vez mais, o que já era esperado, tendo em vista a facilidade que ela promove no dia a dia das pessoas. Porém, muita gente ainda fica em dúvida sobre sua veracidade. Por isso, neste post vamos te mostrar como verificar assinatura digital para saber se ela realmente tem validade.
Continue a leitura para conferir!
Como verificar assinatura digital: saiba como funciona
Recebeu algum documento assinado digitalmente por meio do certificado digital ou quer saber se alguma assinatura específica tem mesmo validade jurídica? Veja como identificar!
Verificador online
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), disponibiliza uma ferramenta online e gratuita para averiguar a validade do documento, é o Verificador de Conformidade de Assinatura Digital..
A plataforma é vinculada ao Governo Federal e segue a Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil). Para conferir, o usuário deve selecionar o documento que foi assinado digitalmente ou o arquivo da assinatura e clicar no botão “verificar autenticidade”.
Em seguida, aparecerá a informação de “válido ou inválido”. A resposta é baseada na efetividade dos dados observados e na data de validade do certificado. Aliás, é importante ficar atento ao prazo da certificação digital para renová-la quando necessário.
(Aproveite para ler: Como renovar o certificado digital: veja o passo a passo!)
Através do verificador, é possível também visualizar a Autoridade Certificadora e as informações da pessoa que assinou.
Além disso, você pode escolher o tipo de verificação (simples ou completa), o tipo de relatório (HTML ou PDF) e se deseja a verificação completa de arquivos PDF.
- Verificação simples: exibe somente os caminhos de certificação dos arquivos de assinatura
- Verificação Completa: apresenta as políticas de assinatura, carimbos de tempo, atributos e mais
- Relatório HTML: a verificação é apresentada em uma página web em formato de relatório
- Relatório PDF: é gerado um arquivo que pode ser armazenado no dispositivo em que for baixado
- Verificação completa de arquivos PDF: essa opção mostra atualizações adicionais no PDF (ISO 32000-1:2008, Seção 3.4.5), mas pode levar mais tempo.
Por meio das chaves criptografadas (pública e privada)
Todo certificado possui uma numeração. As chaves pública e privada são estes números e servem para criptografar o documento. Se elas forem válidas, a certificação também será.
Portanto, observe se o número presente na documentação assinada corresponde com o número da assinatura da pessoa.
Como dá para perceber, tanto a assinatura quanto o certificado digital são bastante confiáveis e seguros justamente para garantir a validade jurídica das informações. Sendo assim, dá para apostar sem medo nessa tecnologia, basta apenas escolher o formato que mais se adequa às suas necessidades. Para isso, conte com a Autêntica Certificação Digital e conheça os diferentes tipos de certificação disponíveis!
(Leia mais em: Diferença entre assinatura digital e assinatura eletrônica).
E então, achou que este conteúdo foi útil? Continue acompanhando nosso blog e siga nossas redes sociais para ler outros materiais com temas relacionados!
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo!