PUK e PIN: o que significam e para que servem?

Provavelmente você já ouviu sobre o PUK e PIN quando o assunto é certificação digital. Ambos existem para aumentar a segurança do certificado, garantindo que o acesso a ele seja permitido apenas por pessoas autorizadas. 

No post de hoje, vamos explicar o que significa cada uma dessas siglas. Então, continue a leitura para saber o que é PUK e o que é PIN!

PUK e PIN, o que essas siglas querem dizer exatamente? 

Ao adquirir um certificado digital do tipo A3, em formato de token ou SmartCard, são requeridas as informações do PUK e do PIN. 

O PUK (PIN Unlock Key) se refere a chave de desbloqueio do PIN. Já o PIN (Personal Identification Number), como a própria tradução sugere, é a senha pessoal criada para acessar o certificado digital

Como eles são usados?

De maneira geral, toda vez que você for acessar o seu certificado (através de um token criptografado ou SmartCard em algum dispositivo) será solicitado o número do PIN. 

No entanto, caso a senha seja digitada errada três vezes seguidas, o documento é bloqueado. E é aí que o PUK entra em ação! 

Em caso de bloqueio do PIN, o código PUK deve ser informado para que você consiga voltar a usar a certificação digital. Mas tome cuidado! Se o PUK for inserido incorretamente por três vezes consecutivas, você precisará pedir um novo certificado. 

Cuidados básicos que se deve ter com o PIN e PUK

Para manter a sua certificação segura, alguns cuidados básicos são recomendados. Por exemplo: 

  • na hora de definir as senhas, evite combinações de números ou sequências muito simples, como datas, repetições, telefones
  • procure pensar em algo que você consiga lembrar facilmente, mas que ao mesmo tempo seja difícil de adivinhar 
  • não use o mesmo código para o PUK e PIN, cada um deve ter uma senha única
  • prefira códigos mais longos, de 8 a 12 dígitos
  • não compartilhe suas senhas com ninguém, em hipótese alguma. 

Você acabou de ver o que são esses códigos e para que eles servem. Fique de olho em nosso blog e nos siga nas redes sociais para ler outros materiais como esse! 

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui embaixo que responderemos em seguida!