É possível fazer uma cópia de segurança do certificado digital, desde que ele seja do tipo A1, armazenado em máquina.
O backup é recomendado para que, caso ocorra algum problema com o computador no qual ele foi instalado, você não perca seus dados e não precise adquirir uma nova certificação. Mas como fazer essa cópia?
É sobre isso que vamos falar a seguir. Continue a leitura para saber mais!
Como fazer a cópia de segurança do certificado digital?
Como o certificado A1 é armazenado na própria máquina, o backup é bem simples. O processo pode ser feito das seguintes maneiras: fazer o download do arquivo e salvá-lo em um dispositivo ou nuvem, como drive, e-mail ou pen drive, exportar o certificado pelo navegador do computador ou exportar pelo repositório do computador.
Exportar pelo navegador
- Acesse as configurações do seu navegador e, no campo de pesquisa, digite “certificado” e selecione a opção “Segurança”;
- Role a página e clique em “Gerenciar Certificados”;
- Na lista que será exibida, clique no certificado que deseja realizar o backup;
- Vá para “Exportar” e depois “Avançar” (certifique-se de que a caixa “Sim, exportar chave privada” esteja marcada);
- Clique no menu “Avançar” e marque o item “Troca de informações pessoais – PKCS nº 12 (.PFX,.P12)” que aparecerá na tela.
- Selecione as opções: “Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível” e “Exportar todas as propriedades estendidas”;
- Na sequência, clique em “Avançar”, marque a caixa “Senha” e defina uma senha forte;
- Na próxima tela, clique em “Procurar” para escolher o local em que a cópia ficará;
- Por fim, é só digitar o nome do arquivo, clicar em “Salvar” e “Concluir”.
Exportar pelo repositório do computador
- No painel de controle, clique em “Opções da internet”, depois em “Conteúdo” e “Certificados”;
- Selecione o arquivo e clique em “Exportar”;
- Em seguida, vá para “Avançar” e verifique se a caixa “Sim, exportar a chave privada” está ativada. Se não estiver, marque-a;
- Na próxima tela, marque a opção “Troca de informações pessoais – PKCS nº 12 (.PFX,.P12)” e depois clique em “Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível” e “Exportar todas as propriedades estendidas”;
- Feito isso, avance e selecione a caixa “Senha” e defina uma chave de segurança forte.
- Por último, siga o processo em “Procurar”, escolha onde o certificado ficará armazenado, digite o nome do arquivo e clique em “Salvar” e “Concluir”.
Por que o backup do certificado digital é importante?
A cópia de segurança do certificado digital é uma forma de evitar a perda de dados devido a falhas humanas, problemas na máquina em que foi instalado ou até mesmo roubo do computador.
Em grandes companhias, por exemplo, a orientação é não passar longos períodos sem backup. Isso porque muitas informações podem se tornar irrecuperáveis.
Além da cópia, lembre-se sempre de ficar atento à validade do seu certificado para renová-lo dentro do prazo indicado.
(Leia também: Como renovar o certificado digital: veja as principais dúvidas!).
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