Entenda como funciona o contrato digital

  • Post category:Geral

Você sabe como funciona o contrato digital? Já formalizou algum processo através desse formato de documento? 

No post de hoje vamos explicar como ele funciona, quais tipos de contratos podem ser usados no modelo digital e suas principais vantagens. É só continuar a leitura para conferir! 

O que é e como funciona o contrato digital 

Antes de mais nada, é importante frisar que o contrato é uma forma de acordo entre duas ou mais partes para oficializar algum negócio ou processo com validade jurídica. 

O documento pode ser utilizado tanto no formato físico, quanto digital. Porém, apesar da modalidade digital ter ganhado mais destaque nos últimos tempos, muitas pessoas ainda não sabem exatamente como funciona.

O contrato digital, na verdade, segue o mesmo modelo do documento físico. A diferença é que para ser válido juridicamente é necessário ter uma assinatura digital

Quais tipos de contratos podem ser feitos de modo digital? 

Qualquer tipo de contrato pode ser feito digitalmente, a menos que haja alguma especificação por lei. Dessa maneira, é possível usar o documento para diferentes fins:

  • Prestação de serviços da sua empresa 
  • Formalização de trabalho 
  • Constituição de empresa 
  • Confidencialidade
  • Locação 
  • E-mails, entre outros. 

As principais vantagens do contrato digital 

Esse tipo de documento já faz parte da rotina de diversas empresas. Entre as suas principais vantagens, podemos destacar:

Segurança

Como dissemos, o contrato digital precisa de assinatura que, além de comprovar a autenticidade do documento, evita que ele seja acessado ou alterado por outras pessoas. 

Praticidade e mobilidade 

Outro fator positivo do formato digital é a praticidade, já que pode ser acessado através do celular, tablet, computador, dispensando o uso de papel. 

Redução de custos 

Papéis, impressoras, custo com deslocamento para enviar documentação…Tudo isso gera gastos que podem ser reduzidos com a utilização do contrato digital.

Você acabou de conferir como funciona o contrato digital. Para ler outros conteúdos como esse, acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais! Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida? Escreva um comentário aqui embaixo!