O certificado digital em nuvem é mais uma alternativa para simplificar a validação de documentos. Apesar de não ser novidade no mercado de certificação, muitas pessoas ainda não o conhecem.
Trata-se de uma opção muito utilizada tanto por pessoas físicas quanto em estabelecimentos, como hospitais, para assinatura de prontuários, em escolas, entre outros.
De maneira resumida, o certificado fica armazenado na nuvem e pode ser acessado através de um dispositivo móvel ou computador, não sendo necessário o uso de tokens ou smartcards. É só acessar, autenticar e assinar.
Veja quais as vantagens do certificado digital em nuvem
A certificação digital, de modo geral, traz diversas vantagens para pessoas físicas e jurídicas. A seguir, veja os benefícios do certificado em nuvem:
Diminui problemas técnicos
Os certificados normalmente são instalados em smartcards ou tokens, que também são muito seguros e possuem suas vantagens. A versão em nuvem, no entanto, diminui as chances de problemas técnicos, já que não utiliza nenhuma mídia física para armazenamento.
Mais mobilidade
A grande diferença da opção em nuvem é justamente não precisar usar nenhum equipamento físico para acessar o certificado. O token, como sabemos, necessita de uma porta USB que não está disponível em dispositivos como tablets e celulares, e os smartcards também precisam de uma leitora específica.
Assim, a mobilidade que a certificação em nuvem proporciona é maior, pois basta estar com um dispositivo conectado à internet para acessá-lo.
Reduz custos com equipamentos e logística
Além de ser uma alternativa prática, rápida e diminuir o tempo gasto em atividades do dia a dia, a certificação na nuvem ainda reduz os custos com equipamentos e logística — e consequentemente com suporte técnico.
E então, o que achou dessa ideia? Você acabou de conferir as vantagens do certificado digital em nuvem. Para ler outras matérias relacionadas, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais!