Como funciona o certificado digital para MEI: saiba mais!

O certificado digital para MEI é um assunto que costuma gerar algumas dúvidas. Isso porque, segundo o Portal do Empreendedor, em teoria os microempreendedores individuais não são obrigados a ter a certificação digital. 

No entanto, se o MEI prestar serviços para pessoas jurídicas que exijam nota fiscal eletrônica, o documento passa a ser necessário. 

Continue a leitura para saber mais!

Por que o certificado digital para MEI é importante? 

De maneira geral, a certificação deixa de ser obrigatória quando a atividade comercial envolve pessoas físicas e não precisa de nota fiscal eletrônica. Porém, tratando-se de pessoas jurídicas, como acabamos de falar, o certificado digital é importante para os seguintes casos: 

  • Emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica): 
  • NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica)
  • NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)

Quais as vantagens do certificado para o MEI?

A certificação digital funciona como a assinatura eletrônica do seu negócio. Para isso, é utilizada uma chave criptografada que serve para a confirmação de identidade. 

Esse documento eletrônico pode ser armazenado em token, pendrive ou em formato de arquivo, com o objetivo de fornecer mais segurança e garantir validade jurídica aos processos da empresa.

Portanto, se você é MEI e tem dúvidas se deve ou não adquiri-lo, vale a pena considerar esses fatores e sobretudo a praticidade que ele pode levar a sua rotina de trabalho. Além disso, o certificado também permite um meio de comunicação com a Receita Federal sobre mudanças na legislação tributária, consulta de declarações emitidas, informações cadastrais e afins, tudo de maneira totalmente segura. 

Como adquirir o certificado digital

Basta procurar por uma empresa autorizada e especializada no segmento, como a Autêntica Certificação Digital, para encontrar o formato ideal para as necessidades do seu negócio. 

Outro ponto interessante é que você pode emitir seu certificado sem sair de casa, de modo 100% online, por meio de videoconferência

E então, este conteúdo foi útil? Para acompanhar outros materiais como esse, com diversas dicas e informações sobre certificado digital, é só ficar de olho em nosso blog e nos seguir nas redes sociais! 

Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!