Golpes na internet: como proteger seus dados?

Os golpes na internet são cada vez mais comuns. Manter a segurança de dados, em meio a tantos crimes, se tornou um desafio. Por isso, listamos algumas das principais fraudes no ambiente virtual para te deixar por dentro e te ajudar a se proteger. 

Confira agora!

Golpes na internet: conheça os 3 mais comuns!

Dentre tantos golpes na internet, alguns ocorrem com mais frequência. Veja agora quais são e como se precaver! 

Whatsapp clonado 

Segundo pesquisas, em 2020 mais de 5 milhões de usuários tiveram o whatsapp clonado. Os golpistas surgem oferecendo promoções falsas de serviços e enviam um código para a vítima. Sem saber, a pessoa repassa esse código ao criminoso que consegue logar o whatsapp em outro dispositivo. O fraudador geralmente pede dinheiro com urgência a amigos e familiares da vítima.

Para evitar esse tipo de situação, é muito importante ativar a verificação em duas etapas do próprio whatsapp e nunca compartilhar códigos com desconhecidos. 

Bug do pix 

O Pix é outra ferramenta muito utilizada para aplicar golpes. Um crime bastante frequente é o chamado “bug do pix”. 

O golpista normalmente compartilha uma chave pix nas redes sociais, dizendo que, devido a uma falha no sistema, as pessoas que transferirem dinheiro para essa chave, receberão o dobro do valor em conta. No entanto, a chave é do próprio criminoso. 

Sites e promoções falsas

Esse também já é antigo. Na intenção de descobrir dados de cartão de crédito ou de receber pagamentos, o criminoso cria um site falso e lança diversas promoções para chamar atenção da vítima. Muitas vezes, essas páginas falsas vêm acompanhadas de formulários para serem preenchidos e assim o golpista consegue ter acesso às informações que precisa. 

Outra situação recorrente é a pessoa finalizar o pagamento de uma compra e receber uma mensagem de erro, como se algo do sistema tivesse dado errado. 

Certificado digital: como proteger seus dados na internet?

O certificado digital desempenha um papel fundamental na proteção de dados na internet, oferecendo autenticação e criptografia. Veja as vantagens de utilizá-lo:

  1. Autenticação do servidor: quando você acessa um site seguro que utiliza o protocolo https, o certificado digital do servidor é verificado para confirmar sua autenticidade. Isso evita ataques de “phishing”, nos quais um site malicioso tenta se passar por um site confiável para roubar informações.
  2. Criptografia de dados: o certificado é usado para estabelecer uma conexão segura entre o seu navegador e o servidor do site. Durante essa conexão, os dados transmitidos são criptografados, tornando-os ilegíveis para qualquer pessoa que intercepte a comunicação. Dessa forma, é possível manter informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e outros dados pessoais seguros.
  3. Integridade dos dados: por meio de algoritmos criptográficos, a certificação verifica se os dados foram alterados durante a transmissão. Se houver qualquer modificação, a conexão será interrompida ou uma mensagem de aviso será exibida, assim, você fica protegido contra ataques de manipulação de dados.
  4. Assinatura digital: além de proteger a comunicação, também pode ser usado para assinar documentos eletrônicos. A assinatura digital cria uma marca única que valida a autenticidade e integridade do documento.
  5. Identificação de usuários: utilizado para autenticar a identidade do usuário, o documento pode ser incorporados em cartões inteligentes ou tokens USB para autenticação em serviços online, assegurando que apenas quem for autorizado tenha acesso a determinados recursos.

No geral, o certificado é uma forma de garantir a autenticidade, a confidencialidade, a integridade e a identidade dos usuários, criando uma camada adicional de proteção que ajuda a evitar ataques e assegura as informações do usuário no ambiente virtual.

Para todos os casos, a recomendação é nunca compartilhar informações sensíveis. Desconfie de ofertas inesperadas e muito altas, atente-se à veracidade dos sites que você visite evite fazer transferências de dinheiro se não tiver certeza se a pessoa é de confiança.

Essas são apenas algumas dicas para se proteger e proteger seus dados na internet. E então, gostou deste conteúdo?

Para ler outros materiais como esse, não deixe de acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais! E se tiver alguma dúvida, é só nos deixar um comentário!

Deixe um comentário