Não é novidade para ninguém que o mercado está cada vez mais competitivo (e a gente sabe que quem inova tende a ter mais oportunidades, principalmente de vendas). Pensando nisso, muitos profissionais têm utilizado as estratégias de cross sell e upsell na contabilidade.
Mas você sabe o que são e para que servem essas técnica de vendas?
É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Vamos explicar o que significa cada um dos conceitos e como colocá-los em prática no setor contábil. Continue a leitura para conferir!
O que é cross sell e upsell: entenda a diferença entre os termos
Apesar de ambas as estratégias terem como objetivo aumentar as vendas, é muito importante entender a diferença entre elas.
Cross sell
Chamado também de venda cruzada, o cross sell se refere a oferta de itens e/ou serviços complementares àquele que o cliente já escolheu.
Um exemplo clássico é o consumidor que vai a um fast food, pede um sanduíche e acaba levando, além do lanche, uma batata frita ou um milk shake, montando o famoso combo, por um valor um pouco mais caro, mas ainda compensatório.
Ou ainda o cliente que tem intenção de comprar apenas um smartphone, mas sai da loja com o celular, uma capinha e uma película de proteção de tela.
Upsell
No upsell, a ideia é fazer com que o consumidor adquira uma versão melhor ou mais atualizada do produto que ele deseja.
Para exemplificar, vamos imaginar que você esteja buscando uma simples panela de pressão em uma loja de utensílios domésticos. Porém, após conversar com o vendedor e observar as opções disponíveis, você foi convencido de que a panela de pressão elétrica é muito mais vantajosa do que a versão tradicional.
Como aplicar o cross sell e o upsell na contabilidade?
Trouxemos situações bem amplas de como o cross sell e o upsell funcionam. Mas e na contabilidade?
O up selling ocorre no momento em que um cliente que quer abrir uma empresa procura seu escritório contábil e você apresenta diferentes tipos de planos, que vão além de somente facilitar a abertura do negócio, mas que tenham algum extra, como uma assessoria financeira. Essa vantagem do pacote em relação ao plano convencional é o que chamará atenção do consumidor.
Já o cross selling se dá quando o cliente o procura apenas para adquirir um serviço contábil mensal, mas contrata, por exemplo, um BPO financeiro — sigla para Business Process Outsourcing — ou seja, a terceirização da gestão de algum processo.
A verdade é que, independentemente do segmento, para aplicar qualquer uma das duas estratégias, é importante colocar algumas ações em prática, como:
- Entender o momento de compra do seu cliente
- Ficar atento às necessidades dele
- Oferecer um atendimento de qualidade
- Acompanhar a jornada de compra do consumidor.
Todos esses pontos são essenciais para ter mais sucesso nas vendas. Esperamos que eles possam te ajudar!
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