Você sabe exatamente o que faz uma autoridade certificadora?
No post de hoje, vamos explicar o que é e quais as principais funções de uma autoridade certificadora. É só continuar por aqui para saber mais!
O que faz uma autoridade certificadora: entenda de uma vez!
Uma autoridade certificadora (AC) é uma entidade pública ou privada, que tem como função emitir, renovar, revogar e distribuir certificados digitais dos seus solicitantes e de outras autoridades abaixo dela.
Para isso, as ACs contam com o intermédio das Autoridades de Registro (AR). Estas são responsáveis por fazer a verificação e conferência das informações do solicitante para depois, então, o certificado ser emitido.
(Leia também: Qual a diferença entre Autoridade Certificadora e Autoridade de Registro).
Saiba como funciona a cadeia da Certificação Digital
Para ficar mais claro o que faz cada órgão, veja como funciona a cadeia da certificação digital:
AC-Raiz
Se você já encontrou este termo por aí, provavelmente viu que ele sempre vem acompanhado das siglas ICP Brasil e ITI.
Nesse caso, o Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI) é a AC-Raiz, a autoridade máxima do segmento no país, que define as regras que serão seguidas pelas Autoridades Certificadoras.
ICP Brasil
O ITI, além disso, faz parte do ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas) que é o que regulamenta o mercado de certificação no Brasil, possibilitando a emissão dos certificados digitais.
ITI
Como dissemos, o ITI pode credenciar ou descredenciar os envolvidos nessa cadeia. Trata-se da AC-Raiz que faz a conexão com as demais Autoridades Certificadoras que estão abaixo dela.
AC
As ACs têm o papel de emitir, renovar e revogar os certificados digitais, bem como instruir as Autoridades de Registro no atendimento aos clientes.
AR
Por fim, estão as Autoridades de Registro que cuidam de todo o processo de verificação da documentação do cliente.
E então, este conteúdo te ajudou a entender o que faz uma Autoridade Certificadora? Agora que você já sabe o que significa cada um deles, que tal adquirir o seu certificado digital?
Ficou com alguma dúvida? Escreva um comentário aqui embaixo!