Assim como os documentos físicos, como RG, CPF, CNH, carteira de trabalho e afins, é preciso ter cuidado com o certificado digital. Afinal, ele também é uma documentação.
Por isso, no post de hoje listamos 3 dicas básicas de como cuidar da certificação digital. Confira a seguir!
Confira agora 3 cuidados com o certificado digital
O certificado digital funciona como uma identidade virtual. Dessa forma, é essencial dar a ele a mesma atenção que se dá aos documentos físicos:
Crie uma senha forte
A senha é uma maneira de proteger a sua identidade. Sem ela, qualquer pessoa que utilizar o seu computador poderá usá-lo e se passar por você.
Portanto, crie uma chave forte, com números e letras, intercalando-os. Assim, a ação dos fraudadores se torna mais difícil.
Use um token, smartcard ou nuvem
Se o computador em que o certificado foi emitido for usado por várias pessoas, o mais recomendado é armazená-lo em um token, smartcard ou até mesmo na nuvem para mantê-lo seguro.
Faça uma cópia de segurança
Caso o seu documento seja do tipo A1 e o seu computador for formato e você não tiver nenhuma cópia, o seu certificado será perdido. Por isso, fazer uma cópia de segurança é muito importante. Se for no formato A3, será necessário instalar os softwares novamente para reconfigurá-lo.
Você acabou de conferir 3 dicas básicas de como cuidar da sua certificação digital. Para ler outros conteúdos como esse, é só continuar acompanhando nosso blog e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!
Tem alguma dúvida? Escreva um comentário abaixo!