Conheça os diferentes tipos de biometria e suas vantagens

Tratando-se de segurança da informação, o termo biometria se refere ao estudo de características físicas e comportamentais para identificar um indivíduo. Justamente por isso, tem sido cada vez mais utilizada. Mas os tipos de biometria vão além da impressão digital e do tradicional reconhecimento por voz que estamos acostumados a ver em nossos próprios smartphones. 

Quer conhecer as diferentes opções da tecnologia biométrica? É só continuar a leitura deste post para conferir! 

O que é biometria? 

De forma mais simples, a biometria faz um tipo de análise das características da pessoa para identificá-la. Essas características podem ser medidas e analisadas eletronicamente, proporcionando uma forma segura e eficaz de verificar a identidade do indivíduo. 

Por conta disso, é muito utilizada em sistemas de segurança e controle de acesso, substituindo ou complementando métodos tradicionais de autenticação, como senhas e cartões magnéticos.

Quais os tipos de biometria? Conheça os mais comuns!

Existem diversas modalidades de biometria, cada uma usa um padrão diferente para fazer o reconhecimento da identidade analisada. Veja as mais comuns: 

Biometria de impressão digital

A impressão digital é a opção mais antiga e que está mais presente em nosso dia a dia, seja no desbloqueio do smartphone, no relógio ponto do trabalho, em fechaduras de portas, etc. Além disso, é a que tem o menor custo em relação aos outros tipos. 

Reconhecimento facial 

O reconhecimento facial faz uma mapeamento do rosto da pessoa em 2D ou 3D. Assim, cria-se uma imagem da face que será utilizada para identificação e desbloqueio de diferentes funções. 

Reconhecimento de íris

Esse modelo de biometria avalia padrões únicos presentes na íris do olho através de scanners ou sensores. No entanto, a tecnologia ainda é bem cara. 

Reconhecimento de retina

Baseia-se, também, em sinais únicos presentes na retina ocular. Por meio de um scanner ou iluminação, é feito o mapeamento dos vasos sanguíneos da parte branca do olho.

Reconhecimento de voz

Quem nunca falou o famoso “Ok, Google” ou conversou com a “Alexa”, não é mesmo?

Essa modalidade analisa as particularidades da voz do indivíduo, como tom, ritmo, sotaque, entre outros elementos. 

Geometria da mão

Nessa opção, são analisados os traços da mão, como formato dos dedos, largura, desenho das articulações e das veias.

Reconhecimento de assinatura

Capta os padrões específicos na forma como uma pessoa assina. 

Esse é outro modelo de biometria que está entre os mais antigos. Hoje em dia, com a transformação digital, já existem assinaturas eletrônicas e assinaturas digitais feitas com certificado digital, que são muito mais seguras. 

(Leia mais: Qual a diferença entre assinatura digital e assinatura eletrônica?).

Quais as vantagens da tecnologia biométrica?

A biometria pode ser aplicada em diversos setores: segurança física, sistemas de controle de acesso, dispositivos móveis, serviços bancários e governamentais e muito mais. 

A principal vantagem de implementá-la é, sem dúvidas, a segurança. Mas não para por aí. Seu uso pode trazer outros benefícios: 

Segurança aprimorada

Por verificar aspectos particulares de cada sujeito, a biometria dificulta muito a falsificação ou roubo de identidade.

Conveniência

A autenticação biométrica é muitas vezes mais conveniente do que métodos tradicionais, como senhas, que podem ser esquecidas ou perdidas.

Dispensa o registro de senhas ou dispositivos adicionais

Com a tecnologia, não é preciso guardar senhas complicadas ou carregar cartões magnéticos, por exemplo. Isso simplifica o processo de autenticação e reduz a probabilidade de acesso não autorizado.

Agilidade

A verificação biométrica costuma ser muito rápida e eficiente, proporcionando uma autenticação quase instantânea. Isso é especialmente útil para serviços que exigem agilidade, como sistemas de controle de acesso ou de pagamentos.

Diminui o risco de fraudes 

Como as características biométricas são únicas para cada pessoa e difíceis de reproduzir, ela contribui para a redução de fraudes e atividades criminosas.

Acessibilidade

Esse tipo de tecnologia é um facilitador para pessoas que possuem dificuldades motoras ou deficiências visuais, já que não requer o uso de códigos ou dispositivos.

Integração com outros sistemas

A biometria pode ser facilmente integrada a sistemas modernos de TI e dispositivos móveis, promovendo uma camada adicional de segurança em várias plataformas.

Você acabou de ver os principais tipos de biometria. Para implementar alguma modalidade em seu negócio, é importante avaliar a que mais se adequa às suas necessidades. 

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você. Aproveite para acompanhar outras matérias em nosso blog! 

Deixe um comentário