Confira o calendário da restituição do imposto de renda para 2023!

Como sabemos, os brasileiros terão entre os dias 15 de março até 31 de maio para fazer a declaração dos seus rendimentos e despesas referentes a 2022. Assim que finalizado o prazo para o informe de rendimentos, começa o calendário da restituição do imposto de renda. 

Para não perder nenhum prazo, confira a seguir as datas para a restituição em 2023! 

Como ficou o calendário da restituição do imposto de renda para 2023

Conforme publicado pela Receita Federal, a restituição 2023 foi dividida em 5 lotes, igual ao ano passado, e será paga a partir do dia 31 de maio até 29 de setembro. Veja como ficaram as datas: 

  • 1º lote: 31 de maio 
  • 2º lote: 31 de junho 
  • 3º lote: 31 de julho 
  • 4º lote: 31 de agosto 
  • 5º lote: 29 de setembro 

Vale lembrar que a ordem de pagamento é estabelecida seguindo a data de entrega da declaração. Ou seja, se o contribuinte declarar antes, ele receberá antes também. 

Além disso, aqueles que entregarem até o dia 10 de maio poderão ser incluídos no primeiro lote. 

Quem tem prioridade no recebimento da restituição

Como de costume, alguns grupos têm prioridade: 

  • Idosos com mais de 80 anos 
  • Idosos acima de 60 anos
  • Contribuintes que possuem algum tipo de deficiência física, mental ou moléstia grave 
  • Contribuintes na qual sua maior fonte de renda seja o magistério 
  • Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou escolheram receber a restituição via Pix (essa, inclusive, foi uma das novidades comunicadas pela Receita para esse ano). 

Em relação ao pagamento da restituição através do Pix, é importante ressaltar que a opção só está disponível para chaves que estejam cadastradas com o CPF. Essa exigência é uma forma de tornar o processo mais seguro e diminuir as possibilidades de fraudes. 

Quem pode utilizar a declaração pré-preenchida

Desde o ano passado, todos os contribuintes já puderam utilizar a declaração pré-preenchida por meio da conta gov.br de nível prata ou ouro. Tudo é feito de modo online, no portal da Receita Federal, não sendo necessário baixar nenhum aplicativo.

Ao acessar o portal, será solicitado um login. Para facilitar ainda mais esse processo, o usuário pode selecionar a alternativa “Login com Certificado Digital” e adicionar a senha PIN (desde que ele possua um certificado digital). 

(Saiba mais: Como declarar imposto de renda com certificado digital)

Depois disso, basta clicar em “Declarações e Demonstrativos”, selecionar a alternativa “Serviços e Destaques”, ir para “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Preencher Declaração Online” e colocar o ano do documento. 

Nessa aba, o contribuinte conseguirá visualizar todas as declarações anteriores (caso ele já tenha declarado alguma vez). A declaração do ano vigente aparecerá como “Não entregue”. Logo, é só clicar nessa opção e em “Iniciar com a declaração pré-preenchida”. Por lá, o usuário poderá ver as informações que foram preenchidas automaticamente e confirmar se está tudo certo para, finalmente, clicar em “Entregar declaração”. 

Agora que você já sabe o calendário da restituição do imposto de renda, é só seguir os prazos da declaração e aguardar o dia do lote no qual seu nome estiver inscrito para receber o pagamento.

(Leia mais em: Imposto de renda 2023: tire todas as suas dúvidas!)

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você! Para ler outras matérias como essa, é só ficar de olho em nosso blog e seguir a gente nas redes sociais. Até a próxima! 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida! 

Deixe um comentário