Como declarar imposto de renda com certificado digital

Nós já falamos em uma outra matéria sobre as diversas aplicações do certificado digital. Entre elas, está a declaração do imposto de renda (IR). Com o e-CPF, você faz todo o processo com muito mais praticidade, segurança e agilidade! 

Por isso, hoje vamos te mostrar como declarar imposto de renda com o certificado digital. Continue a leitura para saber mais!

Como utilizar o e-CPF na declaração do IR: veja o passo a passo!

Conforme divulgado pela Receita Federal, o prazo da declaração do imposto de renda vai de 15 de março a 31 de maio. Então, ainda está em tempo de se organizar, e para facilitar todo o processo, você pode usar o seu certificado digital!

Isso porque não é necessário baixar nenhum aplicativo e o documento já sai pré-preenchido. Veja agora o passo a passo de como declarar o IR com o e-CPF: 

  • Acesse o portal da Receita Federal, o eCAC, e vá para o campo login.
  • Você será direcionado para a aba de login do site gov.br do Governo Federal. Clique em “entrar com gov.br”. 
  • Em seguida, aparecerá uma tela com diversas opções de login. Nesse instante, você poderá utilizar o certificado digital, informando a sua senha PIN. 
  • Clique em “Declarações e Demonstrativos”.  Depois disso, na lateral esquerda da página, vá para “Serviços e Destaques” e acesse “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.
  • Na sequência, clique em “Preencher Declaração Online” e “2023”. Siga as orientações, lembrando que a declaração terá 2022 como ano-base.
  • Uma nova página com todas as suas declarações anteriores será aberta. O ano de 2023 aparecerá como “não entregue”. Então, vá para “Preencher Declaração Online” e selecione “Iniciar a Declaração Pré-preenchida”.
  • Feito isso, será preciso criar uma senha ou palavra-chave para acessar a declaração posteriormente. 
  • Você vai ver um resumo das suas declarações, com alguns dados já preenchidos. Nesse momento, observe com atenção se eles estão completos e corretos. Verifique também se há alguma informação para ser atualizada e adicione o que estiver faltando.
  • Após revisar todas as informações, clique em “entregar” e confira ou acrescente seus dados bancários para receber a restituição. Pronto! Basta ir para “Aceito os termos e condições da declaração” e “Entregar declaração”.

Vantagens de utilizar o certificado digital para declarar o imposto de renda

  • Declaração pré-preenchida: ao usar o e-CPF, você emite o documento já com vários campos preenchidos, diminuindo erros de digitação e inconsistência. 
  • Mais facilidade para fazer correções: na maioria das vezes, a Receita Federal delimita um prazo para que as retificações sejam realizadas. Assim, o contribuinte pode fazer todo o processo pelo portal do e-CAC. 
  • Emissão das declarações dos anos anteriores: com o certificado digital, o usuário consegue baixar as declarações dos anos anteriores também através do e-CAC.
  • Mais segurança: a certificação digital garante autenticidade e integridade à declaração, além de manter os dados da pessoa protegidos. 

Os benefícios de usar o-CPF na declaração do imposto de renda são variados. E você pode encontrar o certificado digital ideal para você com a Autêntica Certificação Digital. Aproveite para conhecer! 

E então, gostou deste conteúdo? Leia outros materiais como esse em nosso blog e nossas redes sociais. Toda semana temos postagens novas disponíveis!

Deixe um comentário