O fechamento contábil tem como principal função identificar, especificar e relacionar todas as movimentações financeiras de uma empresa em determinado período. Através dele, tem-se uma visão mais clara e exata do fluxo de caixa, o que ajudará, portanto, na gestão das finanças do negócio.
Por ser um processo tão importante para a saúde financeira da organização, o mais recomendado é que ele seja feito por um profissional especializado, como um contador. Sabendo disso, no post de hoje preparamos um passo a passo de como fazer um bom fechamento contábil para que você acompanhe todas as etapas!
Por que fazer o fechamento contábil: confira o passo a passo!
Ao fazer o fechamento contábil, você verifica se há problemas financeiros em sua empresa, consegue pontuar melhorias para seu planejamento estratégico, visualiza os resultados atingidos em cada setor e mantém o fisco em dia. Veja, então, o checklist para colocá-lo em prática!
Reúna todos os documentos referentes às movimentações fiscais
Essa documentação é essencial para o fechamento. Por isso, tenha todas as notas fiscais, como entradas e saídas de prestação de serviços, comprovantes de pagamentos de impostos, notas fiscais concessionárias com relação a pagamento de serviços de telefonia e rede elétrica, comprovantes de transportes, recibos de pagamentos de atestados médicos, salários, férias, vale-transporte, entre outros.
Vale lembrar que, tendo um certificado digital, o contador responsável consegue acessar facilmente os portais do governo e visualizar todas as notas necessárias, otimizando ainda mais o seu tempo.
Apresente a documentação a movimentação financeira
Por mais que não estejam ligados à operação do negócio, esses documentos estão inclusos na movimentação financeira e são necessários para o controle de caixa e fechamento do mês. Dentre eles, estão:
- Comprovantes de receitas e despesas
- Arquivos eletrônicos, como controle de caixa e extratos usados para armazenar informações financeiras
- Extratos de cartões de crédito, empréstimos, investimentos e descontos de duplicatas
- Contratos a pagar, aluguel, honorários de fornecedores e clientes.
Faça o controle do estoque
Esse passo é indispensável para o fechamento contábil! Manter o Livro Inventário atualizado vai muito além de simplesmente cumprir uma obrigação legal, ele contribuirá com o controle do seu estoque, revelando produtos sazonais, de maior e menor saída e afins.
Desse modo, registre toda mercadoria que entra e sai da sua empresa e faça um balanço regular da quantidade de cada um deles.
Como vimos, o fechamento contábil é imprescindível para o crescimento do negócio, pois ajuda na tomada de decisões, nas previsões financeiras de curto, médio e longo prazo e no controle dos lançamentos financeiros.
Agora é só colocar em prática todos esses passos em sua empresa com o auxílio de um contador!
E então, gostou deste conteúdo? Você pode acompanhar outros materiais como esse aqui em nosso blog e seguindo as nossas redes sociais. Até o próximo!
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos em breve!