Você sabe o que é certificado SPB? Saiba como funciona!

É nítido o crescimento do mercado de certificação digital no Brasil. Segundo o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), em 2021, a emissão de certificados teve um aumento de 10,02% comparado com o ano de 2020. Com isso, o documento vem ganhando ainda mais funcionalidades.

É o caso do certificado SPB, utilizado pelas instituições financeiras. Mas você sabe o que é o certificado SPB e para que ele serve exatamente? 

É sobre isso que vamos falar no post de hoje! A seguir, você vai entender o que significa e para que ele serve! Continue acompanhando! 

O que é o certificado SPB

A sigla SPB quer dizer sistema de pagamento brasileiro. Conforme a Resolução 4.474, que regulamenta a Lei 12.685, de 31 de março de 2013, documentos digitalizados que se referem a operações e transações realizadas por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central (BC) devem seguir um padrão de assinatura. 

Dessa forma, o BC estabeleceu que, para que essas empresas se mantenham alinhadas com o sistema de pagamento brasileiro, é necessário contar com um certificado digital ICP-Brasil. Por isso, o chamado certificado SPB.

Entenda o Sistema de Pagamento Brasileiro 

O sistema de pagamento tem como finalidade fazer a transferência de recursos, sejam eles em moeda nacional ou estrangeira, liquidar e processar pagamentos para pessoas físicas e jurídicas, para o governo, Banco Central e instituições financeiras de maneira geral. 

Com o certificado, portanto, é possível que essas entidades movimentem tais recursos de modo eletrônico. Por exemplo: operações econômicas que envolvem DOC, TED, cheque, cartão de crédito e afins. 

Como funciona essa modalidade de certificado?

Esse modelo de certificação é do tipo A1, emitido direto no computador do usuário. Sua principal função, como mencionamos anteriormente, é promover uma comunicação segura entre as empresas financeiras e o Banco Central. 

Graças a sua criptografia, as transações ficam mais protegidas. Além de conseguir identificar o servidor que está se comunicando, evitando, assim, fraudes entre as operações. 

Outro fator importante é que, ao ser aplicado nas empresas, o certificado pode ser diretamente instalado nos computadores ou utilizado através do navegador da internet. Tudo isso com a mesma validade jurídica do que as assinaturas manuais.

Algumas das funcionalidades do certificado SPB são: 

  • Garante a identidade do servidor
  • Possui canal criptografado mediante protocolo SSL.
  • É compatível com servidores web que suportam o protocolo SSL.

E então, gostou deste conteúdo?

Você acabou de conferir para que serve essa modalidade de certificado digital e como ela funciona. Aproveite para ler outros materiais como esse acompanhando nosso blog e nossas redes sociais. Toda semana temos diversas publicações!

E se tiver alguma dúvida sobre o assunto, é só deixar um comentário aqui embaixo! 

Deixe um comentário