Assinatura híbrida: você sabe como funciona essa modalidade?

Diferente do que muitos pensam, a assinatura híbrida não é composta por uma assinatura física e uma digital. Na verdade, trata-se da junção de duas modalidades: uma assinatura eletrônica, que não utiliza certificado digital, e outra digital, que aplica o certificado automaticamente. 

Mas você sabe como ela funciona? É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Continue a leitura para entender mais sobre ela, onde pode ser usada e suas principais vantagens! 

Saiba como funciona a assinatura híbrida

Como falamos acima, a assinatura híbrida é a união de dois modelos de assinaturas digitalizadas (a eletrônica e a digital).

Quer dizer que, a partir dela, você pode utilizar as duas alternativas em um mesmo documento, já que ambas possuem validade jurídica. A grande diferença entre elas está no modo de autenticação. Veja:

Assinatura digital

Para usar esse tipo de assinatura, é necessário ter o certificado digital, uma vez que ele funciona como uma identidade virtual para o indivíduo e garante autenticidade à documentação. 

Assinatura eletrônica

Ao contrário da anterior, essa não requer a certificação digital. Nesse caso, a validade da assinatura se dá por meio dos e-mails dos signatários, data e horário da assinatura, biometria, IP do computador, geolocalização, login e senha para acessar a plataforma de assinatura, código de segurança (ou hash de segurança). 

Assinatura híbrida

Uma das maiores dúvidas em relação a assinatura híbrida é justamente sobre sua validade, já que uma das partes não faz uso do certificado. Porém, há diversos tipos de prestações de serviços que possuem essa exigência do signatário. Como as duas assinaturas são amparadas pela legislação, o modelo híbrido também é válido juridicamente. 

(Aproveite para ler também: Qual a diferença entre assinatura digital e assinatura eletrônica?).

Quais as vantagens da assinatura híbrida?

Uma das principais vantagens dessa modalidade é exatamente o fato de uma das partes não precisar de certificado digital. Isso amplia as possibilidades para empresas que atendem uma grande quantidade de clientes. 

Além disso, a pessoa tem mais liberdade para escolher o modelo de assinatura que deseja utilizar de acordo com o modelo de contrato, o que simplifica o processo. Sem falar na acessibilidade e competitividade que essa alternativa promove ao negócio.

De modo geral, podemos destacar os seguintes benefícios: 

  • Agilidade 
  • Adaptabilidade  
  • Facilita a gestão de documentos 
  • Otimiza processos 

Você acabou de conferir o que é e como funciona a assinatura híbrida. Esperamos que tenha gostado desse conteúdo. Para ler outros materiais como esse, acompanhe nosso blog e siga a gente nas redes sociais. Até a próxima!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Deixe um comentário