Passo a passo de como fazer um bom fechamento contábil 

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O fechamento contábil tem como principal função identificar, especificar e relacionar todas as movimentações financeiras de uma empresa em determinado período. Através dele, tem-se uma visão mais clara e exata do fluxo de caixa, o que ajudará, portanto, na gestão das finanças do negócio. 

Por ser um processo tão importante para a saúde financeira da organização, o mais recomendado é que ele seja feito por um profissional especializado, como um contador. Sabendo disso, no post de hoje preparamos um passo a passo de como fazer um bom fechamento contábil para que você acompanhe todas as etapas! 

Por que fazer o fechamento contábil: confira o passo a passo!

Ao fazer o fechamento contábil, você verifica se há problemas financeiros em sua empresa, consegue pontuar melhorias para seu planejamento estratégico, visualiza os resultados atingidos em cada setor e mantém o fisco em dia. Veja, então, o checklist para colocá-lo em prática!

Reúna todos os documentos referentes às movimentações fiscais

Essa documentação é essencial para o fechamento. Por isso, tenha todas as notas fiscais, como entradas e saídas de prestação de serviços, comprovantes de pagamentos de impostos, notas fiscais concessionárias com relação a pagamento de serviços de telefonia e rede elétrica, comprovantes de transportes, recibos de pagamentos de atestados médicos, salários, férias, vale-transporte, entre outros. 

Vale lembrar que, tendo um certificado digital, o contador responsável consegue acessar facilmente os portais do governo e visualizar todas as notas necessárias, otimizando ainda mais o seu tempo. 

Apresente a documentação a movimentação financeira 

Por mais que não estejam ligados à operação do negócio, esses documentos estão inclusos na movimentação financeira e são necessários para o controle de caixa e fechamento do mês. Dentre eles, estão:

  • Comprovantes de receitas e despesas
  • Arquivos eletrônicos, como controle de caixa e extratos usados para armazenar informações financeiras 
  • Extratos de cartões de crédito, empréstimos, investimentos e descontos de duplicatas
  • Contratos a pagar, aluguel, honorários de fornecedores e clientes.

Faça o controle do estoque

Esse passo é indispensável para o fechamento contábil! Manter o Livro Inventário atualizado vai muito além de simplesmente cumprir uma obrigação legal, ele contribuirá com o controle do seu estoque, revelando produtos sazonais, de maior e menor saída e afins.

Desse modo, registre toda mercadoria que entra e sai da sua empresa e faça um balanço regular da quantidade de cada um deles.

Como vimos, o fechamento contábil é imprescindível para o crescimento do negócio, pois ajuda na tomada de decisões, nas previsões financeiras de curto, médio e longo prazo e no controle dos lançamentos financeiros. 

Agora é só colocar em prática todos esses passos em sua empresa com o auxílio de um contador! 

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