Você sabe o que é e como funciona o verificador de conformidade de assinatura digital? Neste post vamos explicar tudo sobre o assunto. Continue a leitura para entender mais!
A conformidade de assinatura digital é uma forma de garantir a integridade e autenticidade dos documentos eletrônicos, nesse sentido, o verificador ITI é uma ferramenta que usa algoritmos para comprovar se as informações dessas documentações estão de acordo com as normas do ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras).
Tratando-se de assinaturas digitais, ela utilizará as informações do certificado digital, como a chave pública, para confirmar se a assinatura é realmente original e se foi realizada pelo signatário.
Perguntas frequentes sobre o verificador de conformidade de assinatura digital
O que é e como funciona o verificador?
Como dissemos, o verificador permite testar a equivalência de uma assinatura digital de um arquivo eletrônico em relação às regras do ICP-Brasil e as definições da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de Agosto de 2001.
Quem pode usar o verificador de conformidade?
A ferramenta é designada para a comunidade em geral e organizações públicas e privadas que fornecem ou lidam com assinatura digital.
Como utilizar?
Para usar o verificador de conformidade ITI, é preciso ter um certificado digital válido. Aliás, o certificado deve ser adquirido por meio de uma AC (Autoridade Certificadora), como a Autêntica Certificados Digitais, credenciada pelo ICP-Brasil.
Feito isso, acesse o verificador pelo portal Validar e adicione o documento a ser identificado. Depois que o download do arquivo estiver pronto, clique em “verificar conformidade” e analise atentamente o relatório que será gerado.
Quais os tipos de conformidade de verificação de assinatura?
Além do sistema identificar arquivos nos formatos CAdES, XAdES e PAdES, existem também dois tipos de verificação:
Simplificada: nesse modelo, o resultado da análise mostra apenas o caminho de certificação dos arquivos assinados, ou seja, confere somente a validade do certificado e a autenticidade do emissor.
Completa: nesse caso, os dados da análise são mais detalhados e trazem, por exemplo, políticas de assinaturas rigorosas, carimbos do tempo, atributos, entre outros.
Você acabou de ver como funciona o verificador de assinatura. Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil. Em nosso blog, você confere muitos outros materiais como esse. Não deixe de acompanhar. Até a próxima!