MEI precisa de contador? Entenda o que diz a lei!

Se você quer saber se MEI precisa de contador, a resposta é não. Não existe obrigatoriedade de ter um contador para essa categoria. No entanto, é válido ressaltar que o profissional da contabilidade pode contribuir muito para a rotina o microempreendedor. 

A seguir, você vai entender melhor sobre o assunto e conferir as principais vantagens de contar com os serviços de contabilidade para o seu negócio! 

Afinal, MEI precisa de contador?

Como já dissemos acima, não é uma regra buscar um contador para MEI. Segundo a Lei Complementar n°128, não há nenhuma determinação para que o microempreendedor contrate uma contabilidade. 

Entretanto, o pequeno empresário possui algumas obrigações contábeis que não podem ser deixadas de lado. Nesses casos, contar com um profissional da área é uma forma de evitar burocracias e garantir a organização e saúde financeira da empresa. 

Além disso, o empreendedor será tributado sempre que o valor do seu lucro ultrapassar 32%, conforme exposto no artigo 14 da Lei Complementar nº 123/2006: 

Art. 14. Consideram-se isentos do imposto de renda, na fonte e na declaração de ajuste do beneficiário, os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao titular ou sócio da microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, salvo os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados.

§ 1o A isenção de que trata o caput deste artigo fica limitada ao valor resultante da aplicação dos percentuais de que trata o art. 15 da Lei no 9.249, de 26 de dezembro de 1995, sobre a receita bruta mensal, no caso de antecipação de fonte, ou da receita bruta total anual, tratando-se de declaração de ajuste, subtraído do valor devido na forma do Simples Nacional no período.

§ 2o O disposto no § 1o deste artigo não se aplica na hipótese de a pessoa jurídica manter escrituração contábil e evidenciar lucro superior àquele limite.

Obrigações contábeis do MEI

Entre as principais responsabilidades contábeis dessa categoria de empresários, estão: 

  • Adesão ao Simples Nacional 
  • DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais) 
  • Pagamento do DAS
  • DASN-SIMEI (Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional do Microempreendedor Individual)
  • Relatório mensal de receitas.

De que forma o contador pode auxiliar a rotina do MEI 

De modo geral, o contador pode auxiliar em diversas atividades que envolvam obrigações financeiras da empresa, como: 

  • Organizar documentações 
  • Ajudar com a emissão de notas fiscais
  • Dar orientação na contratação de funcionário 
  • Pensar e elaborar planos de investimentos financeiros 
  • Identificar e solucionar problemas financeiros 
  • Facilitar a obtenção de linhas de crédito 
  • Otimizar e regularizar os processos fiscais do negócio. 

MEI precisa de certificado digital?

De acordo com a legislação, o certificado digital também não é uma regra para os microempreendedores individuais. Porém, ele é essencial para o dia a dia do negócio, especialmente para aqueles que prestam serviço a outras empresas. 

Com a certificação, o MEI desburocratiza e agiliza uma série de processos, principalmente em relação à emissão de notas fiscais. 

Para adquirir o documento, o empresário deve procurar por uma Autoridade Certificadora, como a Autêntica Certificação Digital, e escolher entre as opções de certificado A1 ou A3. A emissão pode ser feita através do CPF ou CNPJ da empresa.  

  • A1: é armazenado e emitido no computador; pode ser usado em outros dispositivos e possui validade de 1 ano. 
  • A3: utiliza mídia criptográfica (token ou smartcard); não pode ser copiado; sua validade pode ir de 12 a 36 meses. 

E então, achou que este conteúdo foi útil? Aproveite para ler outros materiais como esse acessando nosso blog e nossas redes sociais!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo que responderemos em seguida!

Deixe um comentário