Provavelmente você conhece ou já ouviu falar sobre o que é certificado SSL, mas você sabe a importância dele para os sites na internet?
Neste post, vamos explicar para que serve esse modelo de certificação digital e por que ele é essencial no ambiente online!
O que é certificado SSL: entenda para que ele serve!
SSL é a abreviação de Secure Socket Layer, um padrão de segurança que impossibilita a leitura de dados em determinada rede por usuários que não tenham autorização.
De maneira geral, o SSL é o certificado usado para identificar sites. Ao integrá-lo a página, cria-se um canal criptografado que vai do navegador ao servidor web. Esse fluxo impede que criminosos acessem as mensagens do website, como senhas e transferências bancárias, e-mails, compras em cartão de crédito e afins.
Por isso, quando instalado, o site ganha segurança, privacidade, autenticidade e mantém a integridade na transmissão de dados, garantindo segurança aos usuários.
Mesmo depois de anos, o SSL continua sendo a base de proteção na internet. Principalmente para lojas e instituições financeiras online, essa modalidade de certificado é fundamental para transmitir credibilidade e confiança aos visitantes.
Como funciona esse formato de certificado
Trata-se de um arquivo composto por uma chave pública, para codificar os dados, e uma chave privada, para decodificar essas informações, instalado no servidor em que o site está hospedado.
Portanto, para saber se um site é seguro, atente-se aos seguintes pontos:
Selo de Site Seguro
Páginas seguras normalmente contam com um selo de segurança clicável em seu rodapé. Verifique, então, se é possível clicar e se o certificado remete ao mesmo endereço web que você está.
Endereço https://
Essa é uma das principais formas de identificar se o site é seguro ou não. Quando a barra de endereço mostra apenas http://, quer dizer que ele não possui certificado SSL. Desse modo, observe se há o https:// na página.
Cadeado
Outro ícone importante é o cadeado verde que o selo de segurança ativa no canto superior esquerdo da página. Assim como no selo de segurança, clique no cadeado para testar.
Barra verde
Conhecido tecnicamente como EV – Extended Validation, mostra a barra de endereços da página na cor verde, indicando alta segurança.
Quais os tipos de certificados SSL
- Certificado de Validação de Domínio (DV): recomendado para empresas que estão em processo de construção de marca, esse modelo de certificação faz a verificação e garante a veracidade do site para o usuário.
- Certificado de Validação Organizacional (VO): apresenta dados da empresa responsável pelo domínio. Por ser um certificado mais completo, exige mais informações para ser emitido.
- Certificado de Validação Estendida (EV): usado por grande parte das marcas online, funciona como um símbolo de segurança, ativando a barra de navegação verde e deixando a razão social da empresa visível.
- Wildcard SSL: para quem hospeda diversas páginas, essa opção é bastante recomendada. Emitido para *.meudominio.com é capaz de proteger um número limitado de subdomínio em um mesmo certificado.
- Multidomínio SSL: chamado de SAN por usar a inclusão de “Nomes de Assunto Alternativo”, consegue proteger até 100 nomes de domínios, subdomínios e endereços públicos IP diferentes em um único certificado.
Esses são os principais tipos de certificados SSL. Agora, se você possui um negócio online e ele ainda não conta com o SSL, é hora de instalá-lo.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! Para ler outros materiais com esse, acompanhe nosso blog e siga nossas redes sociais. Até a próxima!
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário logo abaixo!