Você sabia que existe diferença entre segurança da informação e cibersegurança?
Embora muitas pessoas as tratem como sinônimos — e apesar de se encontrarem no meio do caminho e serem igualmente importantes — elas apresentam conceitos distintos.
Por isso, neste post vamos explicar quais características as diferem e como cada uma se aplica na prática.
Continue a leitura para saber mais!
Segurança da informação e cibersegurança: o que cada uma quer dizer
De forma geral, ambos os termos estão relacionados à integridade e à confidencialidade das informações, mas são diferentes. Entenda a seguir:
Segurança da informação
Conhecida como InfoSec (IS), a segurança da informação tem como finalidade proteger os dados de propriedades em uma empresa.
Portanto, a IS visa assegurar os seguintes tópicos de uma informação:
- Seu uso
- Acesso não autorizado
- Utilização indevida
- Divulgação
- Alteração
- Gravação
- Destruição
- Interrupção de dados
Além disso, a segurança da informação se baseia em 3 pilares principais, conhecidos como CIA:
Confidentiality (confidencialidade)
O objetivo é garantir que os dados das pessoas, empresas ou processos, como senhas, números de cartões, não sejam divulgados sem consentimento.
Integrity (integridade)
A ideia é manter a autenticidade das informações. Ou seja, impedir que os dados sejam modificados sem autorização ou identificação.
Availability (disponibilidade)
Tem como intenção garantir o acesso à informação, deixando-a disponível sempre que necessário.
Quer dizer que os sistemas de armazenamento de dados, os controles de segurança que os protegem e os canais de comunicação para acessá-los precisam estar em pleno funcionamento.
O pilar de disponibilidade envolve, sobretudo, proteção contra ataques que possam derrubar algum serviço e evita interrupções causadas por queda de energia, atualização de sistema, falhas, entre outros.

Cibersegurança
A segurança cibernética, Cyber Security ou segurança da tecnologia da informação (TI), como também é chamada, atua no ambiente digital contra ataques à redes, servidores e sistemas de computadores, aplicações de softwares em geral.
Dentre as principais ações dos cibercriminosos, estão:
- Roubar dados (cpf, senhas eletrônicas, senhas de cartões)
- Derrubar sites e interromper operações
- Espionar
- Falsificar informações
- Invadir máquinas e sistemas para práticas ilegais.
Sendo assim, classificamos como ataque cibernético operações intencionais de criminosos com a intenção de violar e obter acesso não autorizado a alguma rede ou máquina.
Entendendo as complicações que o vazamento de dados pode provocar em uma organização, há diversos tipos de cibersegurança:
- Segurança cibernética da infraestrutura essencial
- Segurança de rede
- Segurança na nuvem
- Segurança de Iot (Internet das Coisas)
- Segurança de aplicações
- Segurança de endpoints
A importância do certificado digital na proteção de dados
O certificado digital tem papel fundamental quando o assunto é proteção de dados, uma vez que garante segurança às pessoas físicas e jurídicas para que ela se identifiquem e interajam com diferentes sistemas de instituições, mantendo a autenticidade, confidencialidade e integridade da suas informações no ambiente virtual.
Por isso, se você ainda não possui certificação digital é hora de adquiri-la! No site da Autêntica Certificação Digital, você encontra o modelo de certificado ideal para sua necessidade!
E então, achou que esse conteúdo foi útil? Para ler outras matérias como essa, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais! Se tiver alguma dúvida, é só deixar seu comentário aqui embaixo!