Apesar de ter facilitado o dia a dia das pessoas no momento de realizar pagamentos, fazer e receber transferências, os golpes com o pix cresceram bastante nos últimos meses.
Por isso, vale a pena saber quais as fraudes mais comuns envolvendo o meio de pagamento instantâneo para se proteger.
Continue a leitura para conferir os golpes mais frequentes!
Veja quais são os golpes com o pix mais praticados!
Golpe do cadastro do pix
Já recebeu mensagens ou e-mails insistentes de supostas instituições bancárias te convidando a cadastrar uma chave para começar a utilizar o pix e no final do texto havia um link duvidoso?
Pois bem. Este é um dos golpes mais comuns. Quando o usuário clica nesse link, ele é redirecionado a uma página falsa — mas muito bem elaborada — de um banco conhecido, na qual geralmente é solicitado o preenchimento de um cadastro com as informações pessoais do indivíduo, como nome completo, CPF ou CNPJ, dados bancários e senhas, entre outros.
Por fim, o cadastro do pix não é realizado e os criminosos têm acesso a diversas informações do usuário para cometerem fraudes.
Comprovante de pagamento falso
Este é clássico, e normalmente se dá através de compras na internet, entre pessoas físicas.
Nesse caso, a pessoa demonstra interesse no produto anunciado, combina a retirada, vai até o local, recebe o item e envia um comprovante de pagamento pelo whatsapp para o vendedor.
Acontece que o comprovante é falso, mas extremamente semelhante a um original. Assim, o anunciante muitas vezes vai embora sem nem conferir seu saldo no aplicativo do banco, acreditando que o dinheiro já está em sua conta.
Pix enviado errado
Outra situação que ocorre com frequência é o pix enviado errado. Nesse caso, o golpista manda um comprovante de transferência por mensagem via whatsapp ou e-mail para a pessoa.
Sem entender o recibo, ela responde ao criminoso, que diz ter feito o envio para o destinatário errado e pede que a pessoa devolva o valor para ele. E é aí que o golpe se concretiza!
Central de atendimento falsa
Muitas pessoas também recebem ligações de falsas centrais de atendimento de bancos, oferecendo suporte com o cadastramento de chaves e pedindo que elas façam testes para verificar a funcionalidade do serviço.
Em meio a conversa, eles acabam coletando dados do indivíduo e o induzindo a realizar transferências.
Como se proteger de golpes com o pix?
- Desconfie sempre de anúncios e mensagens repetitivas contendo valores ou se referindo a transações que você não realizou.
- Não clique em links desconhecidos, quebrados ou cheios de códigos.
- Se receber algum pagamento, abra o aplicativo do seu banco e confira o extrato da sua conta para se certificar que o valor realmente caiu.
- Se receber uma transferência inesperada e a te pedirem a devolução do dinheiro, verifique se o valor está na sua conta.
- Não coloque informações pessoais em sites que não pareçam confiáveis.
E então, este conteúdo foi útil para você? Para ler outros materiais como esse, acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais!
Tem alguma dúvida? Nos deixe um comentário aqui embaixo!