Você sabe o que é uma Software House (SH) e o que esse tipo de negócio faz?
Neste post, vamos explicar o conceito de uma SH, como ela atua, para que serve e qual o melhor certificado digital para uma empresa desse segmento.
Para saber mais, é só continuar a leitura!
O que é uma Software House: entenda o conceito!
O avanço da tecnologia já provou que a era digital na qual estamos vivendo tem muitas vantagens a oferecer. Não é à toa o aumento do número de softwares houses que vem surgindo nos últimos tempos.
Como o próprio nome diz, uma SH é uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares e aplicativos para atender as necessidades específicas de seus clientes. De modo geral, trata-se de um negócio que utiliza as tecnologias mais recentes para criar soluções para os problemas dos seus consumidores.
Dessa forma, há empresas que trabalham com o fornecimento de serviços para outras empresas, com suporte técnico, consultoria, e aquelas que criam seus próprios produtos para usuários finais.
As vantagens de contratar uma Software House
Além de inovação, podemos destacar os seguintes benefícios na contratação de uma SH:
- Maior competitividade no mercado
- Otimização de tempo
- Redução de custos
- Maior valor agregado
- Suporte técnico especializado.
Como escolher um certificado digital para esse modelo de empresa
Não dá para falar sobre inovação sem mencionar o certificado digital. Afinal de contas, ele é capaz de eliminar uma série de burocracias dentro de uma empresa, independentemente do segmento.
No caso das softwares houses não é diferente. A certificação digital pode destravar diversas atividades de rotina.
Mas qual o formato ideal?
Você encontrará os certificados no formato A1 e A3. Cabe analisar atentamente as necessidades do seu negócio para escolher o mais adequado.
Certificado digital A1
Uma das maiores diferenças entre os modelos de certificação, está na forma de armazenamento. O A1, por exemplo, é um arquivo instalado diretamente na máquina em que será utilizado, mas que pode ser copiado para mais de um local. No entanto, ele não tem compatibilidade com dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Esse formato costuma ter validade de 12 meses, após esse período é necessário fazer a renovação. Um ponto interessante é que ele pode ser inserido em softwares de emissão de documentos fiscais, sistemas de backup ou soluções de assinatura eletrônica.
(Leia mais: Como renovar o certificado digital: veja o passo a passo).
Certificado digital A3
Ao contrário do anterior, o certificado A3 é armazenado em uma mídia física, como um token ou smart card, e possui validade de até 3 anos.
Nesse modelo, o usuário deve usar uma senha PIN obrigatória sempre que for assinar algum documento ou acessar os sistemas que usam a certificação digital.
Apesar de diferentes, ambos são muito práticos e seguros. Basta avaliar as ferramentas que você precisará utilizar e qual deles conseguirá atender melhor as suas demandas para decidir.
E então, achou que esse artigo foi útil para você? Leia outras matérias relacionadas em nosso blog e siga a gente nas redes sociais. Até a próxima!
Ficou com alguma dúvida? Escreva seu comentário aqui embaixo!