Desde sempre, as mulheres precisaram lutar arduamente para conquistar espaço na sociedade e no mercado de trabalho. Embora ainda haja um longo caminho a percorrer para alcançar a equidade de gênero, houve mudanças importantes.
Algumas áreas e profissões que antes eram classificadas como masculinas ou femininas, hoje, já dispersaram essa definição. Exemplo disso é a forte presença das mulheres na contabilidade.
Então, aproveitando que o Dia Internacional da Mulher está chegando, preparamos este post para mostrar os avanços e a representatividade feminina no setor contábil. Continue a leitura para saber mais!
Mulheres na contabilidade: como está o cenário hoje em dia?
Quando se fala em “trabalho de mulher”, muitas pessoas, até hoje, pensam em tarefas domésticas, como cuidar da casa e da família. No entanto, na área contábil, que historicamente sempre foi direcionada ao gênero masculino, o cenário atual é outro. (Isso se chama avanço!).
Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em 1950, a participação feminina na contabilidade representava apenas 4,3%. Já no ano de 2020, uma nova pesquisa mostrou que o percentual de mulheres no segmento atingiu 47,4%, sendo que, entre 1996 e 2019, o número passou de 27,45% para 42,77%.
Empoderamento: a importância do público feminino na contabilidade
As conquistas até o momento merecem ser celebradas e reconhecidas. Para reforçar o empoderamento feminino no setor, o CFC criou dois projetos importantes a fim de exaltar a presença das mulheres na contabilidade.
Encontro Nacional da Mulher Contabilista
O evento acontece a cada dois anos e teve sua primeira edição em 1991. O objetivo é instigar a ocupação feminina em cargos contábeis através do conhecimento, desenvolvimento de competências e habilidades.
O Encontro abre espaço para que mulheres compartilhem suas expectativas, experiências e vivências sobre o assunto.
Comissão da Mulher Contabilista
A Comissão da Mulher Contabilista reúne, por meio de encontros, empresárias e líderes do setor a fim de incentivar a participação feminina nesse mercado, apresentando caminhos e oportunidades.
O foco do evento é enfatizar a importância da mulher em contextos sociais, políticos e econômicos.
A seguir, veja alguns nomes que se tornaram referência na contabilidade
Ana Maria Elorrieta
Ana Maria carrega muitas conquistas ao longo de sua carreira, entre elas, podemos destacar:
- Foi presidente do Ibracron (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil)
- Eleita como membro oficial do IFAC (Conselho da Federação Internacional de Contadores)
- Eleita uma das 50 especialistas mais influentes no meio contábil pela Global Accountancy Power 50.
Maria Clara Cavalcante Bugarim
Maria Clara possui um currículo de peso, com três graduações, duas especializações, um mestrado e dois doutorados. Além disso, em 2006 foi a primeira mulher a se tornar presidente do CFC, entre outros cargos que nunca haviam sido dedicados a mulheres.
É indiscutível os avanços, a representatividade e o papel essencial que as mulheres desempenham na sociedade. A disparidade de gênero existe, mas os resultados alcançados até aqui são grandiosos e dignos de enaltecimento.
(Leia também: 5 Erros na contabilidade que precisam ser evitados).
Gostou desse conteúdo? Em nosso blog você encontra diversas matérias interessantes. Não deixe de acompanhar. Até a próxima!