Como saber se caiu na malha fina: entenda!

Passada a data da declaração do imposto de renda (IR), uma das preocupações dos contribuintes é saber se caiu na malha fina. 

Segundo dados da Receita Federal, mais de 600 mil declarações foram retidas. A situação é mais comum do que se imagina e acontece, em grande parte das vezes, por falta de informação sobre o assunto. 

Por isso, hoje vamos explicar exatamente o que significa estar na malha fina, quais as consequências e o que pode ser feito para resolver. 

É só continuar a leitura para conferir!

Como saber se caiu na malha fina? O que isso significa?

A Malha Fiscal do Imposto de Renda é um sistema que verifica, por meio de um cruzamento dos dados informados na declaração do contribuinte, se as informações estão corretas e se não divergem dos dados enviados por terceiros à Receita Federal (como empresas, instituições financeiras, planos de saúde, entre outros). 

Quando há discrepância nas informações, é realizada uma análise mais aprofundada e o documento fica retido até que essas desconformidades identificadas através de sistemas eletrônicos sejam explicadas.

De modo geral, cair na malha fina quer dizer que a declaração do IR foi retida por conta de algum erro nos dados. 

Para resolver o problema, a pessoa deve enviar uma declaração retificadora. Acessando o próprio portal da Receita Federal, é possível visualizar quais os problemas na documentação para corrigi-los. 

Erros mais comuns na hora hora de declarar o IR 

Algumas ocorrências simples acabam por fazer com que muitos contribuintes caiam na malha fina. Separamos os principais para que você possa ficar atento: 

  • Erros de digitação 
  • Omissão de rendimentos do contribuinte ou de seus dependentes
  • Informações conflituosas (aquelas que diferem da fonte pagadora) 
  • Valores errados 

Caso você perceba que tenha cometido algum desses erros, é importante buscar repará-los em tempo hábil. Do contrário, você estará sujeito a pagar uma multa que pode chegar a até 75% do imposto devido. Em casos mais graves, você pode ser denunciado e precisar responder judicialmente por sonegação de impostos. 

Como facilitar a declaração do imposto de renda 

Você já viu que cair na malha fina pode acarretar consequências bastante desagradáveis e desgastantes. Por isso, vale a pena contar com a ajuda de ferramentas que facilitem esse processo. 

O certificado digital, por exemplo, é altamente indicado para acessar o e-CAC no site da Receita Federal e fazer a validação dos seus dados, consultando se há qualquer irregularidade. 

Para escolher o formato ideal, a Autêntica Certificação Digital é referência no assunto. Aproveite para conhecer!

E então, este conteúdo foi útil para você? Acompanhe outros materiais como esse em nosso blog e nas nossas redes sociais. Toda semana temos diferentes postagens! Até a próxima! 

Ficou com alguma dúvida? É só deixar seu comentário aqui embaixo!

Deixe um comentário